Andrew Cotton é o 5º Big Rider a deixar na Nazaré uma das pranchas usadas na Praia do Norte

A Surferwall continua a aumentar o seu espólio. A sala dedicada aos surfistas de ondas grandes, que desafiam o poder do canhão submarino da Nazaré, expõe, desde o final da semana passada, uma das pranchas usadas por Andrew Cotton na Praia do Norte.
“A Nazaré é a terra onde os sonhos que se tornam reais”, escreveu o surfista nascido em Plymouth, que desde 2010 centra a sua atenção na Nazaré.
Andrew Cotton começou a surfar aos sete anos de idade, na North Devon Coast. Desde então, apanhar ondas e entrar no oceano tem sido a sua vida. Hoje, deixou uma das pranchas usadas na nossa costa na parede do Paiol do Forte de S. Miguel Arcanjo, a qual pretende ser uma homenagem a todos os que chegam com a ambição de superar os seus limites e apanhar a maior onda surfável das suas vidas.
“É uma honra estar aqui representado”, disse.
Foi depois de se formar como canalizador que descobriu que a sua verdadeira paixão era o big-wave surfing. “Garrett convidou-me, em 2010, para o acompanhar até cá. Era canalizador de profissão, e não sonhava alcançar as metas que conquistei. Ele ensinou-me e mostrou-me que era possível concretizar metas e sonhos. Estou grato”.
Seguiram-se várias entradas no Billabong XXL, mas Andrew Cotton tornou-se ainda mais famoso quando, em 2011, puxou Garrett McNamara, detentor do recorde mundial pela maior onda alguma vez surfada.
A Nazaré é como a sua segunda casa, a vila aonde regressa todos os anos. Os filhos “adoram estar cá. A minha mulher, que nunca cá tinha vindo, também regressa todos os anos, praticamente desde o dia em que a convenci a visitar a vila, o que aconteceu por ocasião da nossa lua de mel”.
O Presidente do Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica e Câmara Municipal declarou, por sua vez, a sua grande felicidade pela presença de Cotton na Suferwall, projeto que continua a crescer.
“Estou muito feliz por ter o Andrew Cotton representado nesta parede. Ele é como se já fosse de casa”, disse Walter Chicharro.
A Surfer Wall é um projeto da Câmara Municipal, que pretende demonstrar o respeito e reconhecimento da terra pelos surfistas que competem, treinam ou utilizam a Praia do Norte como lugar de superação, e divulgam suas potencialidades pelo mundo, junto de mais atletas.
Para além de Scooby, Steudtner, Garrett, Maya e, agora, Andrew Cotton, outros surfistas já ofereceram pranchas que utilizaram nas ondas da Nazaré, e que serão ali instaladas nos próximos tempos.