Terminou ontem a votação para eleger os surfistas que vão participar na quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que vai juntar alguns dos melhores tube riders (surfistas especialistas em tubos) nacionais e internacionais num dia de ondas perfeitas na Praia do Norte, na Nazaré.
A votação, que abrangeu 100 países e 1336 cidades, decorreu no site oficial do evento entre os dias 11 e 16 de janeiro e serviu para apurar, de acordo com as preferências dos fãs, os atletas que vão participar nesta competição especial de tubos, que irá realizar-se no melhor dia de ondas entre 17 de janeiro e 17 de março. Elegendo 12 dos 16 finalistas, o público foi desafiado a votar em duas categorias, Surfistas Nacionais e Surfistas Internacionais, selecionando seis (de entre 12) nomes em cada uma delas.
Assim, na categoria de Surfistas Nacionais, os nomes mais votados foram, por ordem, Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Miguel Blanco e Alex Botelho.
Já na categoria de Surfistas Internacionais, os eleitos foram o havaiano Bruce Irons, o brasileiro Pedro Vianna “Scooby”, o peruano Miguel Tudela, o uruguaio Marco Giorgi e os norte-americanos Damien Hogbood e Bobby Martinez.
Quem também garantiu acesso à competição foram Ruben Gonzalez e Koa Rothman, a quem a organização optou por atribuir os convites de resgate, reservados a dois dos surfistas (um por categoria) não apurados pelo público. O português e o havaiano mereceram a preferência unânime da organização e Comissão de Notáveis (grupo de peritos convocado para colaborar na escolha dos candidatos), completando a lista de wildcards (convidados) composta pelo vencedor da edição anterior, o brasileiro Bruno Santos, e o surfista local nomeado pelo município da Nazaré, Bruno Grilo.
“Estes surfistas que resgatamos vão ao encontro da qualidade que procuramos”, disse Rui Costa, organizador do evento. “Ter esta possibilidade dá-nos a garantia de que surfistas que não tenham um social media de alcance tão grande quanto os outros possam ser premiados pela sua técnica e atitude. No caso do Ruben, estamos a falar de um finalista das últimas duas edições do Capítulo Perfeito e um dos melhores tube riders que Portugal já criou. No caso do Koa, estamos a falar de um jovem que é considerado o futuro do surf havaiano, com tudo o que isso representa. Temos a noção de que qualquer um dos outros que ficaram de fora poderiam ter este wildcard, mas em 2016 serão estes dois a juntar-se aos restantes finalistas”, concluiu.
O período de espera para a realização da prova inicia-se hoje e estende-se até 17 de março, podendo realizar-se em qualquer dia com apenas 72 horas de aviso, sendo apenas necessário que se verifiquem as previsões (meteorológicas e de ondulação) ideais para a concretização do evento em ondas épicas na famosa praia da Nazaré.
Em caso de impossibilidade de participar na prova – por indisponibilidade, lesão ou impedimento de outra natureza –, os surfistas eleitos deverão declarar desistência e ceder o seu lugar aos atletas que se encontram nas posições subsequentes no ranking da votação, por ordem de preferências do público (número de votos).
Assim, na categoria de Surfistas Nacionais os atletas substitutos são, por ordem, Marlon Lipke, José Ferreira, Filipe Jervis, Ivo Cação e João Macedo.
Na categoria de Surfistas Internacionais, o acesso à prova em caso de desistência recai sobre Alex Gray, Felipe Cesarano, Wade Goodall, Eric Rebiere e Ryan Hipwood.
Quanto aos surfistas convidados, em caso de desistência, os wildcards serão automaticamente atribuídos aos atletas subsequentes na lista de surfistas a resgatar predefinida pela organização e Comissão de Notáveis, nomeadamente e por ordem, Marlon Lipke, Filipe Jervis, Ivo Cação, José Ferreira e João Macedo, na categoria de Surfistas Nacionais; Ryan Hipwood, Wade Goodall, Alex Gray, Felipe Cesarano e Eric Rebiere, na categoria de Surfistas Internacionais.
Com um prize money total de 20.000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf em formato single event, a prova vai juntar surfistas de diferentes países e gerações nas melhores ondas que a costa portuguesa tem para oferecer, visando apurar o melhor tube rider num duelo épico em ondas perfeitas.
Tal como nos anos anteriores, será através da fibra ótica do MEO que a organização irá assegurar qualidade máxima na transmissão em direto da prova no site do evento. A competição será também transmitida na televisão através do canal FUEL TV (posições 160 e 161 do MEO).
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.
Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016 OS ELEITOS
Nic von Rupp Tiago Pires João Guedes Francisco Alves Miguel Blanco Alex Botelho Bruce Irons Pedro Vianna “Scooby” Miguel Tudela Marco Giorgi Damien Hogbood Bobby Martinez Bruno Santos Bruno Grilo Ruben Gonzalez Koa Rothman
Para mais informações: capituloperfeito.com facebook.com/capituloperfeito