As previsões bateram certo, e o swell esperado entrou em grande, ontem, pela Praia do Norte, para gáudio das dezenas de big riders mundiais que já se encontram na Nazaré.
Com uma ondulação de meter respeito, e a provocar bons caldos a quem lá esteve dentro, a Praia do Norte, na Nazaré, disparou bombas, vindas do Canhão, a rondar 10m de altura, nos sets maiores.
Jamie Mitchell, Hugo Vau, Lucas Chumbinho, Carlos Burle, Marcelo Luna, Alemão de Maresias, Alessandro Marcianó, Justine Dupont, Fred Vid e Ross Clarke-Jones foram, apenas, alguns dos que não quiseram desperdiçar a oportunidade de enfrentar o poder do mar da Nazaré, que apresentou ondas grande e ondas gigantes, no primeiro grande swell deste outono.
A Nazaré entrou, definitivamente, na agenda dos Big Riders internacionais, que aqui chegam dispostos a superar os seus limites e a apanhar ondas que sejam consideradas as maiores do mundo.
A dinamização da economia local através da versatilidade das ondas da Nazaré, chamando cada vez mais big riders mundiais e o turismo associado a estes desportos de ondas, tem sido, também, uma aposta do Município da Nazaré, nomeadamente com a realização de vários eventos, de nível internacional, como é o caso da WSL Nazaré Challenge, que se realiza pelo segundo ano, e cujo período de espera (iniciado a 15 de outubro) se estende até 31 de dezembro, e onde irão participar alguns dos mais premiados surfistas mundiais.
Bill Sharp, general manager do Big Wave World Tour, classifica a Praia do Norte como “um sítio fantástico, que se tornou num dos locais mais populares para a realização do evento. Estamos ansiosos por repetir o que vivemos no ano passado”, ano de lançamento da Nazaré neste evento mundial.