O Canhão da Nazaré é um fenómeno que continua a despertar a curiosidade de quem nos visita. Classificado como um acidente morfológico raro, o Canhão da Nazaré é o que proporciona as conhecidas ondas gigantes da Praia do Norte, na Nazaré, Portugal. É o maior da Europa, está entre os maiores do mundo e tem cerca de 200 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.
Este fenómeno consiste numa falha na placa continental, que começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa, e permite a canalização da ondulação para a Praia do Norte, quase sem obstáculos pelo caminho, o que explica a criação de ondas consideravelmente maiores que a restante costa portuguesa.
Para “nascer” a onda gigante é importante que estejam reunidas todas as condições, que garantam um período da onda ideal, o tamanho das ondas na zona da Nazaré, a direção do vento e a direcção da onda. Com as condições ideias, o Canhão da Nazaré amplifica o tamanho da onda prevista e transforma-a nas conhecidas ondas gigantes.
O Canhão da Nazaré é também responsável pela afluência de águas ricas em nutrientes e plâncton à superfície, que resultam numa fauna rica em espécies que despertam interesse comercial, numa vila piscatória como a Nazaré.
Mas se quiser saber ainda mais sobre este fenómeno, visite-nos no Forte de São Miguel Arcanjo, onde encontrará toda informação no Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, parceria estabelecida com o Instituto Hidrográfico. O horário de funcionamento está, neste momento, fixado entre as 10h00 e as 18h00, com a última entrada às 17h30.