Carlos Burle marca presença na surferwall com uma das suas pranchas de surf

Carlos Burle, bicampeão mundial de ondas grandes, que em janeiro de 2013 surfou uma onda gigante na Praia do Norte após ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira, deixou, hoje, a sua marca na surferwall do Forte de S. Miguel Arcanjo.
O big rider brasileiro, que soma várias conquistas e títulos, doou uma das suas pranchas ao espaço dedicado ao surf.
Com uma forte ligação à Nazaré e devoto de N. Senhora da Nazaré, particularmente depois do episódio de 2013, Carlos Burle explicou que a doação de uma das suas pranchas ao projeto surferwall surge numa “lógica de retribuição” pelo que a terra lhe tem proporcionado, acrescentando que esta será sempre um uma escolha da família, e sua “quer seja para surfar ou não”.
“Venho para surfar esta onda especial, e aproveitar o que a Nazaré tem de melhor”, disse o surfista de 49 anos, um dos melhores e mais técnicos big riders do planeta.
Sobre o acolhimento das gentes e entidades locais, Carlos Burle deixou elogios e o agradecimento ao Presidente da Câmara, que ajudou a atleta ultrapassar questões burocráticas assim que chegou à Nazaré.
Walter Chicharro agradeceu a oferta da prancha, que se junta às de Pedro Scooby, Sebastian Steudtner, Garrett McNamara, Maya Gabeira e Andrew Cotton.
“É uma honra ter representado neste projeto museológico um dos surfistas mais premiados e um bom amigo, Carlos Burle”, declarou o autarca.

Sobre o surfista
Carlos Burle é bicampeão mundial de ondas gigantes. O primeiro título foi conquistado em Todos Santos, no México, em 1998. Onze anos depois, venceu o 1º Circuito Mundial de Ondas Gigantes da história, o Big Wave Tour. Em 2002, o pernambucano entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, com a maior ondas surfada, até então, em Mavericks, na Califórnia.
Em 2016, Burle deixou novamente sua marca no Big Wave Tour.
É um dos convidados do “Nazaré Challenge 2016”, primeiro campeonato de ondas grandes WSL, na Nazaré, cujo período de espera decorre até 28 de fevereiro.