O Forte de S. Miguel Arcanjo estará encerrado ao público no próximo sábado, 15 de outubro, devido à realização da cerimónia oficial de apresentação da “WSL – Big Wave Tour – Nazaré Challenge 2016”, evento de ondas grandes na Praia do Norte, cujo período de espera irá decorrer de 15 de outubro a 28 de fevereiro.
Pela primeira vez, Portugal vai receber um evento do circuito mundial de ondas grandes, levando assim à Nazaré os melhores surfistas do Mundo para surfar algumas das maiores e mais pesadas ondas do planeta. Durante muito tempo era considerado impossível que os surfistas atacassem na remada as ondas da Praia do Norte, contudo, graças ao Nazaré Challenge, esse enorme desafio vai acontecer, no melhor dia de ondas entre 15 de Outubro e 28 de Fevereiro.
“Nos últimos anos a Nazaré tem sido o palco de alguns dos maiores espectáculos de ondas do planeta. Com a democratização da Praia do Norte (disponibilização de condições idênticas para todos) nos últimos três anos, temos cada vez mais surfistas a procurar a superação neste lugar único e fascinante. Mas… sentíamos que precisávamos de um grande evento internacional. Nesse sentido, a realização do “Nazaré Challenge” é o reconhecimento da importância da Praia do Norte por parte da WSL, mas também o disparo mais alto desde que o Canhão da Nazaré começou a repercutir em todos os recantos do planeta” explica Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré.
Para que a competição vá para a água na Praia do Norte, Nazaré, as ondas terão de apresentar um tamanho entre os 6 e 12 metros, ondas consideradas gigantes pela comunidade surfista. Depois de analisadas as previsões, Peter Mel, comissário do BWT, decide se estão todas as condições reunidas para a competição arrancar. Se evento receber luz verde, os competidores têm 72 horas para largar tudo e viajar até Portugal.
Em prova na Nazaré estarão surfistas como o sul-africano Grant “Twiggy “Bake, atual campeão do Mundo, Greg Long, ex-campeão do Mundo e Garrett McNamara, lenda do surf de ondas grandes e pioneiro na Nazaré. No alinhamento de vinte e um competidores, destaca-se a presença de quatro surfistas português: Alex Botelho, António Silva, João de Macedo e Hugo Vau. O também português Nicolau Von Rupp está na lista de substitutos.
Peter Mel, Comissário do BWT, mostra-se ansioso pelo arranque da competição. “Este ano quisemos criar o Nazaré Challenge e juntá-lo às provas do Havaí e México. No ano passado, os surfistas do Tour atacaram as ondas de Pe’ahi e Todos os Santos, pelo que esta temporada esperamos que a Mãe Natureza coopere e nos permita fazer tantos eventos quanto possível” afirma.
No dia 15 de Outubro, na Nazaré, vai acontecer a cerimónia oficial de abertura da temporada do hemisfério norte do Big Wave Tour, estando garantida a presença dos atletas Alex Botelho, Garrett Mcnamara, Antonio Silva, Jamie Mitchell, João de Macedo e Hugo Vau.
Da parte da organização podemos contar com Gary Linden – Fundador do Big Wave Tour, Peter Mel – Comissário do Big Wave Tour e Walter Chicharro – Presidente da Câmara Municipal da Nazaré.
BWT 2016/17 Nazaré Challenge
Competidores: Grant Baker (ZAF), Alex Botelho (PRT), Carlos Burle (BRA), Andrew Cotton (UKM), Shane Dorian (HAW), Aaron Gold (HAW), Mark Healey (HAW), Damien Hobgood (USA), Billy Kemper (HAW), Josh Kerr (AUS), Nic Lamb (USA), Albee Layer (HAW), Kai Lenny (HAW), Greg Long (USA), João de Macedo (PRT), Garrett McNamara (HAW), Cristian Merello (CHL), Jamie Mitchell (AUS), Makuakai Rothman (HAW), Antonio Silva (PRT), Hugo Vau (PRT) Substitutos: Tom Butler (UKM), Trevor Sven Carlson (HAW), Pedro Calado (BRA), Tom Lowe (UKM), Ramon Navarro (CHL), Will Skudin (USA), Gabriel Villaran (PER), Nic Von Rupp (PRT), Ian Walsh (HAW)
Mais informações em www.worldsurfleague.com