O Circuito Mundial de Bodyboard de 2017 terminou com excelentes resultados e os atletas Praia do Norte já se preparam para a nova temporada, com objetivos renovados.
António Cardoso sagrou-se o primeiro português, e nazareno, a vencer uma etapa do Circuito Mundial APB, erguendo a taça em casa, no Nazaré Pro 2017, prova do Grand Slam (4 a 11 de outubro). Os companheiros, Teresa Almeida e Dino Carmo deram mostras de grande capacidade de superação, mostrando a sua excelente forma em todas as provas realizadas durante a época, que se apresentou bastante exigente.
Para António Cardoso “este foi o melhor ano da minha carreira desportiva até ao momento”. O atleta tinha como objetivo principal marcar o seu nome no Top 10 da tabela do ranking mundial e “termino em 8º lugar (melhor Português), junto dos melhores do mundo. Não podia estar mais feliz por o conseguir.
O sonho de ganhar uma etapa do mundial Grand Slam foi a cereja no topo do bolo “ainda para mais em minha casa. Vencer uma prova do mundial foi a emoção mais forte que tive, e é um reconhecimento incrível de todo o trabalho que desenvolvi. Acredito, cada vez mais, nas minhas capacidades e estou motivado para alcançar patamares mais altos no desporto que escolhi. Resta-me agradecer a toda a equipa de trabalho, aos patrocinadores e família por ajudarem a cumprir os meus sonhos”, refere o atleta.
Com uma agenda cada vez mais preenchida, Teresa Almeida abraçou dois grandes projetos de vida. “Dediquei este ano à construção de um projeto pessoal e tive que o conciliar com o Circuito Mundial” e os resultados foram bastante positivos “consegui, ainda assim, um excelente 9º lugar (3ª melhor portuguesa), e estou muito feliz”.
A época 2018 já está a ser preparada e o objetivo é retomar o lugar no Top Mundial. “Agora é começar já a treinar para a próxima época, com o objetivo de voltar a entrar no top 5 mundial”, diz Teresa Almeida.
Dino Carmo deu nas vistas em todas as provas por onde passou, e os resultados foram surpreendentes. “Este foi o meu primeiro ano a entrar diretamente nas etapas do Circuito mundial, e fiquei super feliz por ter atingido o 2° lugar no primeiro Grand Slam do ano, em Itacoatiara no Brasil, mas também por ter terminado no 11° lugar (2º melhor português), entre muitos ídolos que me fizeram escolher este desporto como estilo de vida”.
As grandes metas da próxima época para este atleta Praia do Norte regem-se pela progressão. “Agora é continuar a lutar pelos melhores resultados possíveis”, promete Dino Carmo.
Pedro Veigas ficou em 15º no ranking final do Circuito Mundial Pro Júnior (Top 16). Foi o 2º melhor Português. Tomás Meca participou na etapa Nazaré Pro, tendo terminado a sua experiência em 17º lugar.
Dino Carmo e António Cardoso são os únicos portugueses presentes no Top 30.