A Praia do Norte esteve à conversa com Hélio António. O fotógrafo nazareno é uma das presenças habituais na Praia do Norte a captar imagens em dias de ondas grandes e venceu, em 2018, o 1º Prémio de Fotografia Praia do Norte.
Fotografar o mar da Praia do Norte é uma das suas paixões?
Sem dúvida. De todos os lugares que já visitei a Praia do Norte é o local com a melhor relação entre beleza natural e qualidade/diversidade de ondas. A morfologia de toda a zona circundante permite uma enorme diversidade de ângulos para fotografar um dos melhores beachbreaks do mundo.
Como vê o papel dos fotógrafos no desenvolvimento da Praia do Norte pelo mundo?
Fulcral. Não tenho qualquer dúvida que sem o trabalho dos fotógrafos o reconhecimento da Praia do Norte como o principal palco de ondas grandes do mundo simplesmente não existiria ou estaria limitado a uma minoria. Esse reconhecimento traduz-se (entre outras formas) nos milhares de pessoas que visitam a Nazaré com tudo o que daí advém.
Como é que surgiu a profissão de fotógrafo na sua vida?
Desde que comecei a surfar que sabia que tinha de registar aquilo que via pois para mim não há nada mais belo na natureza do que uma onda perfeita num dia perfeito.
Essencialmente o lugar que a fotografia ocupou na minha vida surgiu de forma muito natural e gradual. Nunca forcei um caminho porque acima de tudo considero a fotografia uma paixão. Quando nos dedicamos de alma e coração a algo que amamos tudo o resto flui.
Venceu o 1º Concurso de Fotografia da Praia do Norte. Qual a importância desta conquista para si?
Não deixa de ser irónico que a imagem com a qual venci foi tirada no meu dia de anos após uma pausa de vários meses que estava a fazer.
Acima de tudo fotografo para mim e sentir que esta minha forma de fotografar é apreciada por mais pessoas faz-me acreditar que escolhi o caminho certo.
Vencer o primeiro concurso da Praia do Norte foi uma honra para mim e deve ser motivo de orgulho o prémio ter ficado em casa.
Aproveito para agradecer à Praia do Norte por esta iniciativa que atesta a importância dos fotógrafos no fenómeno das ondas grandes na Nazaré!
Quais são os seus objetivos futuros no mundo da fotografia?
Acima de tudo continuar a fotografar para evoluir cada vez mais. Quero visitar mais locais, fotografar mais pessoas e enriquecer o meu portfolio para um dia produzir algo especial. Espero (a médio prazo) ter uma surpresa para as pessoas que gostam do meu trabalho.