Documentário “Cavalgar a Onda da Nazaré” está online

Já está online o documentário “Cavalgar a Onda da Nazaré”, produzido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que fala das ondas gigantes da Nazaré e da projeção mundial que deram a esse mar.
Trata-se de um projecto-piloto de web documentário interactivo sobre a Praia do Norte da Nazaré e os impactos económicos, sociais e ambientais da notoriedade global que atingiu na sequência da obtenção do recorde mundial da maior onda surfada, em 2011.
Este web documentário tem a coordenação de Manuel José Damásio, Célia Quico, Timóteo Rodrigues e Filipe Vale, tendo o projeto sido desenvolvido de novembro de 2015 a junho de 2016, com a colaboração de docentes e alunos da Universidade Lusófona.
O trabalho apresenta diferentes perspetivas sobre as mudanças em curso na Nazaré, desde que a Praia do Norte foi palco da maior onda surfada, em finais de 2011.
Entre os testemunhos prestados neste documentário contam-se os de Hugo Vau, surfista de ondas grandes, Jorge Aguiar, director de marketing da Mercedes-Benz Portugal, Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona, Walter Chicharro, presidente da câmara da Nazaré e João Delgado, pescador, entre outros.
Este projecto-piloto de documentário web interactivo é composto por 7 capítulos principais, sendo os dois primeiros capítulos de introdução e de contextualização ao tema.
Nos capítulos seguintes apresentam-se as perspetivas de dois homens do mar sobre o fenómeno das ondas gigantes da Praia do Norte da Nazaré: um pescador e um surfista de ondas grandes.
Seguem-se dois capítulos dedicados à discussão sobre os impactos da recente notoriedade da Praia do Norte, vistos por representantes de organizações ou individualidades externas, tais como grandes marcas e pequenos negócios que se associam à esta nova vaga de interesse na Nazaré, bem como biólogos e ambientalistas.
Os impactos vistos de dentro correspondem a outra parte deste trabalho, que conta com o testemunho do presidente da Câmara da Nazaré, diversos proprietários de negócios locais, e dos que levaram a imagens das ondas gigantes ao conhecimento de surfistas que aceitaram surfá-las.
O “Cavalgar a Onda da Nazaré” contou com o apoio à produção da Cinemateca Portuguesa, Câmara Municipal da Nazaré e Casas do Quico, para além da colaboração de diversas individualidades, entidades e empresas locais e nacionais.
o documentário em: http://cavalgaraondanazare.ulusofona.pt/