A Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, recebeu esta terça feira uma ação de sensibilização e formação no âmbito do Doping, com a organização do CAR-Surf da Nazaré, num evento que contou com a presença de mais de uma centena de interessados.
Destinada não só a agentes desportivos como à comunidade escolar e associações desportivas locais, a iniciativa contou com duas sessões e surgiu de um protocolo celebrado entre a Fundação do Desporto, a Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e a Autoridade Antidopagem de Portugal.
Salvador Formiga, Presidente da Nazaré Qualifica, foi quem deu início à sessão e destacou a importância deste tipo de ações: “O doping representa uma ameaça à essência da competição, à verdade, à justiça e ao mérito. Não se trata apenas de uma infração técnica, mas sim uma quebra de confiança, de um desrespeito pelo adversário, pelos colegas e por si próprio”.
“Temos de garantir que os valores éticos que sustentam o desporto não são colocados em causa. O doping é uma ameaça profunda à verdade do desporto. E no desporto, como na vida, não pode valer tudo”, concluiu o Presidente na Nazaré Qualifica.
Providenciar momentos de reflexão acerca da importância de um desporto limpo e saudável foi o objetivo da sessão realizada numa vila que possui inúmeros atletas de alto rendimento e atletas que aspiram a sê-lo no futuro.