Disputam-se, este domingo, as finais do Campeonato do Mundo e da Europa de Freeride, evento que está a decorrer, desde a passada sexta-feira, na Praia da Nazaré, a eleita para representar Portugal na 1ª etapa desta competição. Daqui, seguirá para outros 5 países, atravessando 3 continentes, até à sua conclusão no Japão.
Este sábado, apesar da tranquilidade do mar, os pilotos brindaram o público com saltos e manobras de elevado grau de dificuldade na sessão de pré-qualificação.
“Foi muito difícil conseguir boas performances”, declarou Mark Gomez, atual Campeão do Mundo da modalidade.
O mexicano Abraham Ho, atual nº 2 do ranking mundial, falou em “experiência fantástica” sobre o seu contacto com a vila. Quanto à competição, o piloto disse que “sabemos que os oceanos são imprevisíveis. Tivemos todos que apostar mais no surf e aproveitar as poucas ondas ao máximo.”
Para o último dia do Freeride, que terá inicio cerca das 8 horas da manhã, as previsões apontam para que o estado do mar seja mais favorável à competição, que decorrerá ao longo do dia, em sistema de eliminatórias, até à final.
Para este domingo, além da competição em mar, há animação na praia, com Flyboard, Beach Tenis, danças de Zumba e animação com DJ´s, entre muitas outras atividades.
O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, afirmou que “o Freeride será, com certeza, uma aposta de continuidade. Espero que o domingo traga muito publico, pois, a modalidade assim o merece”.