O Forte de São Miguel Arcanjo volta a abrir as portas ao público no próximo sábado, dia 16 de março, com entrada gratuita nesse dia. Depois de ter estado encerrado para manutenção e renovação de conteúdos, o forte apresenta novidades, entre elas o regresso ao horário de verão, com abertura às 10h00 e encerramento às 20h30 (última entrada e fecho das portas às 20h00).
A exposição de fotografia de Hélio António é a principal novidade nesta reabertura, intitulada de “Hélio António x Praia do Norte”. O fotógrafo local, que venceu o primeiro concurso de fotografia da Praia do Norte, em 2018, apresenta ao público várias imagens que traduzem a grandeza da praia que é conhecida em todo mundo pelas ondas gigantes.
Nas exposições permanentes, a “Surfer Wall”, projeto museológico criado em 2016, e o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré – Instituto Hidrográfico continuam a ser motivos de visita do forte que, aberto ao público todo o ano, desde 2015, já recebeu mais de 700 000 visitantes – 250 000 só em 2018. A NazaréPic é outra das atrações do monumento, uma app de realidade aumentada que dá a conhecer, através de elementos virtuais, a onda da Praia do Norte, o canhão da Nazaré e o submarino alemão afundado ao largo da costa, em 1945.
Mandado construir em 1577 pelo Rei D. Sebastião, o Forte de São Miguel Arcanjo é um notável monumento militar maneirista, característico da defesa da costa, que começou a sofrer remodelações e ampliação em 1644, a mando de D. João IV, data que assinala o ano da sua construção. Hoje, com localização privilegiada, tornou-se no principal posto de observação das ondas grandes na Praia do Norte, que tornaram a Nazaré numa referência do surf mundial.