“A Praia do Norte é, sem dúvida, uma praia única no mundo. As probabilidades de termos as maiores ondas do mundo numa linha de costa tão pequena são ínfimas e para agravar o universo de probabilidades é também possível fazer a maior onda do mundo com o uso do vento. Para além do desfiladeiro subterrâneo, o recorde geográfico da praia permite um vento lateral/frontal que mantém as ondas perfeitas apesar das grandes intensidades de vento. Obrigado Nazaré!”
(Nuno Figueiredo)
A mais recente atração da “Surfer Wall” é a prancha de Nuno “Stru” Figueiredo, atleta português de kitesurf.
O tricampeão nacional, que faz parte da história da Praia do Norte, por procurar conquistar o recorde para a maior onda alguma vez apanhada em kitesurf, mostrou-se orgulhoso por passar a representar a modalidade num espaço dedicado a todos os que desafiam as ondas gigantes da Nazaré. “É um prazer estar neste espaço. Desde 2013 que comecei a ver que era possível ser o primeiro a surfar ondas gigantes na Nazaré com o meu equipamento. Era um sonho e os sonhos são para se concretizar”, concluiu.
Conforme o Presidente da Federação Internacional de Kitesurf esclareceu na cerimónia, “Nuno já é o detentor do recorde, depois de apanhar uma onda com 19,80 metros”. O recorde foi certificado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pela Federação Internacional de Kitesports, e aguarda a homologação do Guinness World Records.
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, também se mostrou muito satisfeito com a nova atração da “Surfer Wall”, por ser o “quinto desporto exposto no projeto museológico”, como explicou, e por “ser um atleta que quis dar um novo recorde à Praia do Norte, o que atrairá mais atletas da modalidade à Nazaré”.