A Praia do Norte gerou um potencial mediático de 2.3 milhões de euros, de 1 a 31 de janeiro de 2018. A análise foi feita pela Cision Portugal, que apurou um desempenho mediático muito positivo, através de um estudo à informação veiculada pela imprensa escrita, online, televisiva e radiofónica, que elaborou 332 notícias, com referência à Praia do Norte. Essas notícias geraram 31.3 milhões de impressões (audiência total acumulada), o que permitiu que 25% da população portuguesa estivesse exposta à mensagem, num total de 2.5 milhões de indivíduos.
A onda de Hugo Vau, que foi apontada por muitos órgãos de comunicação como novo recorde mundial, foi um dos principais motivos para este desempenho, bem como a ação contínua de muitos atletas que desafiam, quase diariamente, as ondas da Praia do Norte.
A imprensa online destaca-se por ter elaborado o maior número de notícias (198 artigos) mas foi a imprensa televisiva a gerar o maior retorno financeiro, com um total de 1.649.392 euros de AVE (Advertising Value Equivalence – Impacto calculado com base na determinação do valor monetário das notícias).
De acordo com a ficha técnica do estudo da Cision Portugal, a informação recolhida teve com base a monitorização de um total de 1.458 meios de imprensa, 26 canais de televisão, 5 estações de rádio, 1.534 sites e redes sociais.