Prancha de sessão épica de Rodrigo Koxa na Praia do Norte está na Surfer Wall

A prancha que o big rider Rodrigo Koxa usou na sessão épica de dezembro de 2014 na Praia do Norte está exposta na Surfer Wall, no Forte de S. Miguel Arcanjo.

O paulista recorda o dia 11 de dezembro como um dos “mais tenebrosos” da sua vida.

“A ondulação estava forte. Fiquei apavorado. Foi Nossa Senhora da Nazaré que me guiou dali para fora”.

Nesse dia, enquanto aguardava pelo resgate depois de ter surfado uma onda grande, Rodrigo Koxa é apanhado pelas restantes ondas do set. Escapa ao embate nas rochas, para onde foi empurrada a prancha que usou, por pouco.

“Graças a Deus, aos meus anjos protetores e a Nossa Senhora da Nazaré, fui protegido e afastado das rochas pela própria ondulação”.

O atleta seria resgatado por Garrett McNamara, e levado para terra.

“Ao chegar à areia, agradeci muito a Deus e à equipe que me resgatou”, disse Rodrigo Koxa, que quis, desde esse episódio, entregar a prancha (que exibe o rasgo causado pela violência do mar desse dia) a um Museu.

Doou-a à Surfer Wall, e considera que “está, hoje, no lugar ideal”.

“A constância das ondas da Nazaré é diferente de tudo que tenho visto, no mundo”, declarou o atleta.

Com a doação de Rodrigo Koxa, sobe para nove o número de pranchas expostas na Surfer Wall. “Este mural continua a crescer e a ser notícia pelo mundo do surf, reunindo pranchas usadas por alguns dos maiores atletas mundiais e a ser mais um contributo para a divulgação da Nazaré”, afirmou Walter Chicharro.

A Surfer Wall é um projeto museológico da Câmara Municipal da Nazaré que tem como objetivo materializar o reconhecimento da vila pelos surfistas que procuram a superação nas ondas da Praia do Norte e que, por essa via, divulgam a Nazaré em todo o mundo.

© S/M/L