Prancha usada por Maya Gabeira exposta no Forte

Maya Gabeira, surfista profissional brasileira, é a quarta atleta a entregar uma das suas pranchas à Surfer Wall, uma área de exposição criada pela Câmara Municipal no Forte de São Miguel Arcanjo, em resposta a uma oferta de Pedro Scooby, que quis deixar a sua marca no edifício emblemático da Praia do Norte.
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, recordou que a Big Rider foi “um dos primeiros desafios de comunicação que tivemos, quando entrámos para a gestão da Autarquia, foi o aparatoso acidente que ela sofreu na Praia do Norte (outubro de 2013, Maya tentava bater seu recorde de maior onda surfada na Nazaré, quando caiu, e ficou inconsciente)”.
“Maya ficará emocionalmente, e não só, ligada para o resto da sua vida à Nazaré”, declarou o autarca.
A surfista agradeceu à Nazaré e a Câmara a forma como tem sido acolhida. “Sempre me senti como em casa”, disse a surfista, acrescentando que “as ondas são a principal motivação, mas sentir-me em casa, aqui, faz toda a diferença”
A Surfer Wall é um projeto da Câmara Municipal, que pretende demonstrar o respeito e reconhecimento da terra pelos surfistas que competem, treinam ou utilizam a Praia do Norte como lugar de superação, e divulgam suas potencialidades pelo mundo, junto de mais atletas.
Para além de Scooby, Steudtner, Garrett e Maya, outros surfistas já ofereceram pranchas que utilizaram nas ondas da Nazaré, e que serão ali instaladas nos próximos tempos.

Maya Gabeira “Nazare foi onde eu vi as maiores ondas no mundo”

Maya Gabeira, nasceu em 1987 no Rio de Janeiro, Brasil.
Em 2004 se dedicando ao surf no hawaii ela se apaixonou pelas ondas gigantes ao assistir a competição do Eddie Aikau em Waimea Bay. Em 2006 se profissionalizou e começou a viajar o mundo em busca de ondas gigantes ao lado do Carlos Burle, e mais recentemente Pedro Scooby.
Ela ganhou o Big Wave Awards em 2007/2008/2009/2010/2012
Ganhou o ESPYS Female Action Sports Athlete em 2009
Teen Choice Awards em 2010
E foi nomeada ao Laureus Award em 2014 pela onda surfada na Nazare em 2013.