Uma das pranchas usadas por Sebastian Steudtner na Praia do Norte já figura na “Surfer Wall” do Forte de S. Miguel Arcanjo, destinada à exposição das pranchas oferecidas por surfistas que se aventuram nas ondas da Nazaré.
“Tenho orgulho de fazer parte da Nazaré” escreveu o surfista sobre a sua presença no mural, projeto da Câmara da Nazaré criado em resposta a uma oferta do brasileiro Pedro Scooby, que quis deixar a sua marca no edifício emblemático da Praia do Norte.
“É um sonho poder surfar as maiores ondas num lugar tão bonito. Ficarei aqui durante muito tempo”, escreve o surfista na mensagem que acompanha a prancha, agora exposta naquela sala do Forte.
As pranchas que forem oferecidas, por surfistas ao Município da Nazaré, serão colocadas na sala do paiol do Forte, onde se localiza a “surfer Wall”, existente num dos maiores símbolos da Nazaré, e elemento emblemático da Praia do Norte, de Portugal e do Surf de ondas gigantes.
Segundo a Nazaré Qualifica, Empresa Municipal que gere a marca Praia do Norte®, esta sala pretende demonstrar o respeito e reconhecimento da terra pelos surfistas que competem, treinam ou utilizam a Praia do Norte como lugar de superação, e divulgam suas potencialidades pelo mundo, junto de mais atletas.
Para além de Scooby e Steudtner, outros surfistas já ofereceram pranchas que utilizaram nas ondas da Nazaré, e que serão ali instaladas nos próximos tempos.
Sebastian Steudtner
Sebastian Steudtner, “Seabas” como é conhecido, nasceu na Alemanha, a 4 de maio de 1985. Em adolescente, o seu amor pelo surf levou-o ao Havai, onde aprendeu a surfar.
Desde 2013 que a Nazaré é a sua casa de inverno. É conhecido pela sua abordagem destemida às ondas gigantes.
Sebastian foi duas vezes vencedor do prémio WSL Big Wave (2010 e 2015). Foi o primeiro europeu a ganhar o prémio de maior prestígio no Big Wave Surfing.