A Nazaré acolhe a primeira prova europeia de surf de ondas grandes. O Nazaré Challenge 2016, cujo período de espera decorre até 28 de fevereiro, foi apresentado, hoje, no Forte de S. Miguel Arcanjo.
O evento contará com os melhores surfistas mundiais de ondas grandes, cumprindo a missão da WSL “juntar os melhores surfistas às melhores ondas, e a Nazaré é o melhor lugar para isso acontecer”, explicou Bill Sharp, general manager do Big Wave World Tour (WSL) Big Wave Tour.
O espetáculo está garantido com a competição a fazer-se à água quando houver o registo de ondas entre os 6 e os 12 metros de altura.
Peter Mel, comissário do BWT, irá zelar pela segurança dos surfistas em prova. “A Nazaré é um sítio muito especial, com as ondas mais maciças do planeta”.
Mas se o espetáculo das melhores ondas com os melhores surfistas do mundo é o objetivo deste evento, a entreajuda entre atletas é também uma missão. Por isso, Gary Linden, Fundador do Big Wave Tour, que recordou as originais da competição, feita sem o apoio de motos de água que, hoje, auxiliam os surfistas, fez referência ao espírito de “companheirismo” de todos uma “imprevisível competição”.
Também o Presidente do Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica e Presidente da Câmara Municipal Walter Chicharro, falou da importância do apoio à segurança dos atletas, que acorrem com maior frequência à Nazaré e têm sido uns dos responsáveis pela divulgação deste beach breack pelo mundo.
“Cumpre-se, hoje, um sonho que estamos a concretizar”. Ter uma grande competição internacional na Nazaré, preferencialmente, com a chancela da World Surf League (WSL), sempre foi um objetivo, pelo que é com uma enorme satisfação que alcançamos esse objetivo ao recebermos a principal prova de ondas grandes e os melhores atletas do planeta”.
Pela primeira vez, Portugal vai receber um evento do circuito mundial de ondas grandes, levando assim à Nazaré os melhores surfistas do Mundo para surfar algumas das maiores e mais pesadas ondas do planeta. Durante muito tempo era considerado impossível que os surfistas atacassem na remada as ondas da Praia do Norte.
Em prova na Nazaré estarão surfistas como o sul-africano Grant “Twiggy “Bake, atual campeão do Mundo, Greg Long, ex-campeão do Mundo e Garrett McNamara, lenda do surf de ondas grandes e pioneiro na Nazaré. No alinhamento de vinte e um competidores, destaca-se a presença de quatro surfistas português: Alex Botelho, António Silva, João de Macedo e Hugo Vau. O também português Nicolau Von Rupp está na lista de substitutos.
Dos 24 ‘big riders’ que compõe as etapas, 11 transitaram do ano anterior e quatro serão surfistas premiados dos Big Wave Awards. A eles juntam-se ainda três ‘wildcards’ do BWT e seis convidados regionais.
O Nazaré Challenge será um dos três eventos do Hemisfério Norte, substituindo assim o Punta Galea Challenge no calendário, já que a prova basca passa a evento de qualificação.
Início Competições Nazaré Challenge 2016 Primeira prova europeia de surf de ondas grandes realiza-se na Praia do...