PRAIA DO NORTE
Ondas todo o ano
Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”.
Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.
O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.
PRAIA DO NORTE
A Praia do Norte é uma praia, situada na Nazaré, internacionalmente conhecida pelas suas ondas gigantes. Encontra-se sob a influência do “Canhão da Nazaré”, um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.
O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, o que possibilita a criação de ondas com um tamanho fora do normal, em comparação com a restante costa portuguesa.
Em 2016, a Praia do Norte acolheu a primeira prova europeia de surf de ondas grandes, o Nazaré Challenge. Para além deste evento que junta os melhores do mundo em ondas grandes, a Praia do Norte acolhe ainda uma etapa do circuito mundial de bodyboard, o Nazaré Pro.
Foi nas ondas da Praia do Norte que Garrett McNamara bateu o recorde mundial da maior onda já surfada, do Guinness World Record, com 23,77 metros.
Em 2017, Rodrigo Koxa estabeleceu um novo recorde mundial, com uma onda de 24,38m / 80ft também surfada na Praia do Norte.