“Faço surf nas ondas da Nazaré para satisfação pessoal e aceito tudo o que me possa acontecer.”
(Vinicius dos Santos)
A prancha de Vinicius dos Santos está agora presente na exposição permanente de pranchas do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, depois de uma cerimónia recheada de amigos. Vinicius é um nadador-salvador brasileiro, nascido em 1990 em Florianópolis, que começou a surfar ondas grandes, ainda muito jovem, com as pranchas do pai na cidade de Imbituba. Em 2021, remou para a melhor onda da sua carreira e provou que é possível alcançar o que a maioria achava impossível fazer neste lugar.
”Obrigado pela oportunidade. Obrigado também aos meus amigos da Nazaré que me acolheram tão bem. Estou muito feliz e honrado por ter aqui a minha prancha. Tornei-me um surfista profissional aqui nesta vila.”, afirmou o surfista brasileiro.
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, enalteceu a atitude do surfista que já considera da casa. “O Vinicius já é um de nós. Vem do país irmão, Brasil, e é uma honra tê-lo representado no mural do surfista”.
Idealizado e implementado em 2016, ‘Surfer Wall’ é um projeto museológico que tem como objetivo materializar o reconhecimento da vila da Nazaré pelos surfistas que procuram a superação nas ondas da Praia do Norte e que, por essa via, divulgam a Nazaré em todo o mundo. O projeto consiste na exposição permanente das pranchas, oferecidas pelos atletas, no Forte de São Miguel Arcanjo. Juntamente com uma pequena biografia, cada peça da coleção permite ao visitante conhecer melhor os protagonistas de um dos maiores espetáculos à escala planetária.